-
Foto | Divulgação
Evento acontece neste final de semana em Pomerode (SC)
No próximo final de semana, a UNIASSELVI Blumenau (SC) vai estar presente em um dos maiores eventos de Mountain Bike do Brasil. Alunos do curso de Fisioterapia vão atender gratuitamente os participantes da 10ª edição do Desafios dos Rochas, em Pomerode (SC) - a cidade considerada mais “alemã” do Brasil.
Mais de 30 acadêmicos prestarão suporte aos participantes do evento. Além do conhecimento adquirido em aula, eles tiveram uma orientação prática especial para as assistências que serão prestadas no sábado (25) e domingo (26), e incluem atividades como: exercícios de alongamento, de mobilidade articular, técnicas de terapia manual, eletroterapia, crioterapia e crioimersão.
As instruções foram passadas pelas Professoras Ana Caiane Rocha da Silva, Fabiane Rosa Gioda e Tamiris Dellangelo. A coordenadora da Graduação em Fisioterapia,Tamiris, detalha como foi a preparação dos voluntários para auxiliarem os esportistas:
“Tivemos um aulão de três horas para esclarecer as dúvidas e treinar todas as práticas que serão aplicadas no desafio. Foram passadas instruções de como será a nossa organização no dia, como receber e abordar o atleta, e que exercícios fazer”.
Essa não é a primeira vez que graduandos da instituição colaboram como futuros profissionais no desafio. Hilário Rocha, mais conhecido como Sr. Rocha, organizador do encontro, conta que a parceria com a UNIASSELVI já virou tradição. Ele destaca a importância da colaboração dos estudantes e professores:
“A UNIASSELVI já participou cinco ou seis vezes do Desafio dos Rocha com o curso de Fisioterapia. Sempre nos apoiando, recuperando os atletas, após uma prova considerada a mais “dura” do país. E os atletas já sabem que vão ser recebidos por uma equipe preparada, com toda estrutura necessária, e isso é muito importante, pois muitas vezes as dores musculares que os corredores sentem surgem durante o evento. Pode ocorrer alguma fratura, lesão mais séria, então, todo o conhecimento que os alunos conseguem aplicar nesses casos faz total diferença”.
Sr. Rocha conta que diversas vezes já se emocionou em situações como essas e pela troca que ela proporciona entre os competidores e os alunos da UNIASSELVI. E completa:
“Pedir é muito fácil, mas agradecer nem todo mundo faz. Sem dúvida, o atleta que recebe a atenção do estudante que está lá dedicando o seu tempo para ajudar a aliviar um desconforto para que ele possa retornar para casa e para a rotina tranquilo, sabe que isso não tem preço. A gente agradece de coração”.
Sobre a prova
Considerada uma prova autossuficiente, o Desafio dos Rocha oferece ao atleta duas opções de distância a serem percorridas (160km ou 80km). O trajeto é composto por áreas urbanas e rurais, já que há trechos de estrada de chão. A largada do primeiro dia é às 6h, e no segundo às 8h.
Por Redação UNIASSELVI
Leia mais notícias
Curso preparatório gratuito para o Enem é oferecido pela UNIASSELVI e Rede Enem