Como o conhecimento em IA está impactando outras profissões

12/12/2024 Mercado de trabalho
Recursos da tecnologia podem ser otimizados e personalizados conforme as necessidades
Foto | Divulgação

Capacitação técnica qualifica e inova ainda mais todos os tipos de carreiras

É inegável a busca de profissionais cada vez mais capacitados em todos os setores. Com as diversas possibilidades existentes por meio do uso da Inteligência Artificial (IA) as carreiras têm ganhado novos horizontes. Diferentes e diversas áreas como Educação, Comunicação, Meio Ambiente e Saúde, por exemplo, se beneficiam e se aprimoram com o conhecimento específico em IA.

Isso acontece porque os recursos da tecnologia podem ser otimizados e personalizados conforme as necessidades que surgem. A coordenadora do curso em Inteligência Artificial e Machine Learning (ML) da UNIASSELVI, Greisse Moser, explica que desde a graduação é possível tirar proveito dos fundamentos existentes:

“Ainda durante o curso as disciplinas de imersão profissional, possibilitam o desenvolvimento de projetos reais, utilizando tecnologias e metodologias que são aplicadas de diferentes campos. Desenvolvimento de aplicativos de IA, Data Science, criação de modelos de aprendizagem de máquina, algoritmos de processamento de linguagem natural e sistemas autônomos são algumas das ações possíveis”.

Ela destaca os principais pilares na otimização do uso de IA:

“Aperfeiçoamento e inovação são as estruturas mais sólidas para quem usa a IA agregada a alguma outra graduação ou área de atuação. As vantagens oferecidas por ela podem ser aproveitadas por praticamente todas as áreas".

Exemplos práticos

A professora cita alguns exemplos de como essa poderosa ferramenta pode colaborar em distintas frentes:

  • Bem-estar e saúde: é possível criar ambientes e situações complexas que simulam acontecimentos reais. Outra revolução são os diagnósticos e os tratamentos, pois com o desenvolvimento dos algoritmos com a IA fica mais acessível detectar doenças por imagens, como radiografias e ressonâncias, “identificando, por exemplo, câncer em estágios iniciais com uma precisão que reduz significativamente os erros humanos”. Outro exemplo é o uso de IA em triagens hospitalares, ajudando a priorizar atendimentos e otimizar o fluxo dos pacientes. Empresas como a Tempus, nos Estados Unidos, usam IA para desenvolver tratamentos personalizados, cruzando dados genômicos com informações clínicas de pacientes.


Além disso, a saúde mental também é impactada, conforme ela conta:

“A IA está sendo usada para criar aplicativos que proporcionam suporte customizado, como exercícios de prática meditativa ou terapia cognitivo-comportamental. O Woebot, é um chatbot terapêutico que tem demonstrado eficácia no apoio a pessoas que buscam melhorar a saúde mental. No campo físico, wearables que utilizam ML estão ajudando usuários a monitorar exercícios desenvolver rotinas de treino personalizadas”.

  • Comunicação: a IA tem ampliado as possibilidades de engajamento e produção de conteúdo. Empregar algoritmos de geração de linguagem natural (NLG) para criar resumos, redigir relatórios de análise de audiência ou produzir notícias e roteiros automáticas baseados em dados são algumas das possibilidades. Ferramentas de reconhecimento de imagem e voz permitem criar campanhas com alta capacidade de interação, diversidade e acessibilidade.
     
  • Direito: no ramo jurídico, a IA oferece grandes avanços no gerenciamento de processos e na análise de dados, como a leitura e a interpretação de milhares de documentos, jurisprudências e contratos em questão de minutos, oferecendo insights que auxiliam advogados na tomada de decisões estratégicas. Ferramentas de IA também podem automatizar processos burocráticos, melhorando a eficiência dos escritórios e reduzindo custos.
     
  • Educação: tem potencial de personalizar o processo de aprendizado, identificando as dificuldades dos alunos e sugerindo conteúdos específicos que melhoram o desempenho. Com a IA a experiência de aprendizado pode ser personalizada, já que chatbots educacionais podem ajudar cada pessoa a estudar em seu próprio ritmo, oferecendo explicações e exercícios adaptados às suas necessidades. “Um exemplo marcante é a Khan Academy, que usa IA para monitorar o progresso dos estudantes e sugerir conteúdos específicos, democratizando o acesso ao conhecimento”.
     
  • Engenharia: essa esfera tem tido um enorme benefício por meio das inovações da IA, principalmente na automação e no aperfeiçoamento de processos industriais. Desenvolver soluções para monitoramento preditivo de equipamentos, detectando falhas antes que elas ocorram são algumas das probabilidades através da IA. Isso impacta diretamente a economia do orçamento, já que reduz manutenções e reparos. A IA também é usada para a criação de cidades inteligentes, com a gestão do uso de energia, tráfego e segurança pública. A projeção de edifícios verdes e escolha de materiais sustentáveis também colaboram para a sustentabilidade.
     
  • Gastronomia: chefs estão criando receitas inovadoras com base nas preferências dos consumidores e na análise dos ingredientes. Startups como a NotCo usam ML para desenvolver produtos alimentícios à base de plantas que replicam o sabor de alimentos tradicionais, como carnes e laticínios. Restaurantes também estão adotando sistemas inteligentes para gerenciar estoques, prever demanda e reduzir desperdícios.
     
  • Meio Ambiente: IA e ML estão sendo usados para prever mudanças climáticas, monitorar desmatamento e proteger espécies ameaçadas. Um exemplo notável é o uso de algoritmos para interpretar imagens de satélite, identificando desmatamentos com precisão. Plataformas baseadas em IA são utilizadas para otimizar sistemas de irrigação em fazendas, economizando água e aumentando a produtividade agrícola. Elas também gerenciam redes elétricas inteligentes e identificam resíduos recicláveis.
     
  • Recursos Humanos: é possível sofisticar processos de recrutamento, analisando currículos e perfil de candidatos com base em métricas específicas, tornando a seleção mais eficiente e direcionada.
     
  • Turismo: empresas utilizam sistemas baseados em ML para analisar o comportamento dos viajantes e oferecer recomendações personalizadas de destinos, hotéis e roteiros. Ferramentas assistidas por IA ajudam turistas com dúvidas em tempo real, como a tradução de idiomas, aumentando a satisfação a experiência de viagem.
     

A docente ressalta que essas são apenas algumas das muitas possibilidades originadas pela IA e ML. Mais informações sobre como se graduar e atuar em Inteligência Artificial e Machine Learning podem ser acompanhadas no episódio 29 do Pode Perguntar, o podcast da UNIASSELVI.

 

Leia mais notícias

Atendimento e reputação da UNIASSELVI são reconhecidos no Prêmio Reclame Aqui 2024

Aluno de 77 anos é destaque nacional durante Cerimônia do Jaleco


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa