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No dia 10 de maio, sexta-feira, os acadêmicos do curso de Gestão Ambiental da UNIASSELVI Polo Indaial – Vitória Régia realizaram uma atividade prática em sala de aula, intitulada “A Cobertura do Solo e o Controle da Lixiviação e Erosão”, envolvendo a disciplina de Revegetação e Fitorremediação. O tutor James Peixer foi o responsável pela aplicação da prática.
A atividade teve como objetivo proporcionar aos acadêmicos:
– A compreensão de como ocorre a erosão do solo;
– A relação e a importância da cobertura do solo na redução da erosão laminar;
– A discussão sobre as diferentes formas de erosão e os problemas ambientais gerados.
Foram utilizados materiais como garrafas plásticas (5L) e garrafas PET (2L), tesoura, terra, serapilheira e grama. O tutor James efetuou os cortes nas garrafas. Na primeira garrafa plástica (5L), colocou-se uma touceira de grama com solo, sem destorroar a mesma, para não afetar o resultado do experimento. Na segunda e terceira garrafas (5L), colocou-se 2 kg de solo, até a altura da tampa da garrafa, aproximadamente. Em seguida, adicionou-se os restos de plantas na superfície da segunda garrafa, até cobrir completamente o solo, resultando em uma boa camada de resíduos. Na terceira garrafa, o solo ficou exposto, isto é, sem nenhuma cobertura.
As três garrafas foram expostas sobre uma mesa, conforme orientação, a fim de criar uma inclinação satisfatória que fizesse a água escorrer através da boca da garrafa. As outras garrafas PET (2L) foram cortadas e alocadas abaixo da boca de cada uma das garrafas plásticas (5L). A partir daí, adicionou-se a água através da abertura retangular feita na parte superior de cada uma, simulando a chuva (a mesma quantidade em cada garrafa). A água adicionada escorreu pela boca das garrafas até enchê-las pela metade. Os acadêmicos puderam, então, registrar a coloração da água que foi recebida nas garrafas PET (2L) e verificar a perda de solo em cada uma.
Ao final do experimento, discutiu-se em sala os resultados obtidos, sendo eles pautados na diferença de cobertura do solo nas garrafas. Os acadêmicos puderam verificar em qual garrafa houve maior perda de solo e o motivo; qual a função da cobertura vegetal e do solo; para onde vai o solo quando é afetado pela erosão e quais as consequências; quais as soluções para resolver os problemas da erosão.
A prática foi muito bem recebida pelos acadêmicos, contribuindo significativamente com a disciplina.
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