- Dia da Libras: uma história de amor e educação

24/04/2024 Inclusão
Atualmente eles estão 16 anos casados
Foto | Arquivo pessoal

Necessidade de se comunicar com a namorada fez Marcos Samuel se tornar intérprete e tutor

A UNIASSELVI tem mais de 200 alunos surdos, entre eles, se destaca a história de Andreia Rodrigues Borges, 37 anos - que tem surdez bilateral profunda -, e Marcos Samuel Cardoso, ouvinte, 41 anos. A aluna do curso de licenciatura em Letras-Libras e o tutor da mesma Graduação e também de bacharelado se conheceram na adolescência, quando ela tinha 16, e ele, 18 anos. Nessa época, eles não imaginavam que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) impulsionaria a união.

Hoje, com 16 anos de casados, eles recordam dos primeiros contatos feitos por meio da escrita na Associação de Pais e Amigos (APAE), em Janaúba/MG. Contudo, junto com o namoro, começou também uma jornada no universo da Libras para Marcos, conforme ele explica:

“Primeiro, fiz curso básico de Libras, depois intermediário, avançado, conversação e proficiência. Em 2014, passei na prova do Prolibras e, assim que abriu a primeira turma de Letras-Libras (licenciatura) na UNIASSELVI, ingressei no curso, terminei a Graduação e, agora, estou terminando o bacharelado”.

Cardoso conta que o coordenador do Polo Janaúba percebeu a aptidão e facilidade que o estudante tinha com os sinais e o convidou para ser tutor em uma turma semipresencial do mesmo curso. Hoje, ele dá suporte aos graduandos nos cursos da UNIASSELVI em Pedagogia, Educação Especial e Letras-Libras. E completa:

“Cheguei a ser tutor da minha esposa, pois ela estuda na UNIASSELVI. A primeira turma semipresencial da qual eu fui tutor se formou no semestre passado. Foi quando ganhei o prêmio de melhor desempenho como tutor”.

Segundo Marcos, o conselho passado por ele para os alunos é que, se possível, eles façam as duas Graduações, tanto Letras-Libras licenciatura quanto o bacharelado, e explica o motivo:

“Porque o mercado está crescendo e a gente não sabe qual é o público que a gente vai atender, sem falar que conhecimento nunca é demais”.

Como aluna, Andreia acredita que modelo de ensino EAD proporciona muitos benefícios aos graduandos:

“Um curso à distância de nível superior pode oferecer diversas vantagens para uma pessoa surda. Primeiramente, a flexibilidade dos horários permite que o aluno possa se organizar de acordo com as suas necessidades e rotina. Além disso, a possibilidade de acessar materiais on-line que têm recursos de acessibilidade para os surdos, como legendas e tradução para Libras. Outra vantagem é a oportunidade de participar de discussões e interações por escrito, o que pode ser mais confortável para alguns surdos”.

Estrutura para alunos surdos

Ana Clarisse Alencar Barbosa, coordenadora dos cursos de Letras-Libras Licenciatura e Bacharelado e também doNúcleo de Apoio Psicopedagógico (NUAP) da UNIASSELVI, explica que a instituição oferece diversos recursos para melhor atender aos alunos surdos:

“A UNIASSELVI oferece apoio psicopedagógico e educacional aos atores pedagógicos e acadêmicos da Instituição, fornecendo-lhes instrumentos que promovam o processo de ensino e de aprendizagem, a inclusão e a permanência acadêmica. Temos tutores especialistas em Libras e deficiência auditiva/surdez. Também disponibilizamos intérpretes de Libras para os encontros presenciais e virtuais”.

Toda a navegação no portal da UNIASSELVI pode ser feita com a ferramenta VLibras, que traduz conteúdos de texto e áudio em português para a linguagem de sinais. Conforme Ana, também são oferecidos:

  • Kits pedagógicos interpretados em Libras e legendados em Língua Portuguesa;
  • Laboratórios virtuais com atividades de estudos e simulação com práticas de atividades em Libras;
  • Avaliação final no polo monitorada com a mediação de um profissional tradutor intérprete de Libras e Língua Portuguesa (Tilsp);
  • Aplicativo LeoAPP, com recursos de acessibilidade;
  • Realização do Simpósio de Difusão da Cultura Surda, com participação efetiva da comunidade surda;
  • Turmas bilíngues com alunos e tutores surdos;
  • Trilhas de Aprendizagem com ações interativas e acessíveis como: Vlibras, Ícone para aumentar a fonte, e botão que direciona para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e para chatBot.

 

Por Redação UNIASSELVI

 

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