UNIASSELVI Brusque: Acadêmicos de Design de Moda e Publicidade e Propaganda participam de palestra sobre Fotografia
Na última quarta-feira (29), os acadêmicos dos cursos de Design-Moda e Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UNIASSELVI Brusque/SC participaram de uma palestra com o fotógrafo Marcos Schaefer, que falou sobre Fotografia de Moda e Fotografia Publicitária. Como construir uma imagem que resulte em uma comunicação eficaz?
O tema em questão atinge diretamente o público consumidor e traz grandes resultados para a empresa.
Atualmente, boa parte das fotografias de moda são desenvolvidas para diversos veículos de comunicação, tanto on-line como off-line. A fotografia de moda é aquela que une conceitos comerciais e artísticos, devendo transmitir uma ideia e um estilo distintos, especialmente produzidos com o objetivo de difusão comercial de peças de vestuário, acessórios, adereços e produtos de beleza. Ela é um veículo para divulgação de um produto ou de uma marca.
O fotógrafo Marcos Schaefer ressaltou que as primeiras fotografias voltadas para a moda valorizavam extremamente o vestuário, promovendo apenas os produtos a serem vendidos, não se preocupando, muitas vezes, com o cenário, a composição da foto e até com a própria modelo. O objetivo era exibir a peça para o seu consumo.
No entanto, hoje, as coisas são diferentes e a fotografia de moda evoluiu junto com a realidade dos consumidores, se adequando cada dia mais ao novo sistema de consumo. Com o crescimento do mercado, as pessoas tiveram mais acesso a um mundo de informações e tornara-se mais exigentes quanto às experiências do próprio olhar. O fotógrafo precisa estar atento a estas mudanças e evoluções para entender o mercado e elaborar um editorial de acordo com o que o consumidor da marca está buscando.
“Para os alunos, a conversa com um profissional do mercado foi de extrema importância, pois não existem limites para a criatividade, as inspirações vêm de toda parte: da história, das artes, dos livros, das músicas, dos filmes, do velho e também do novo. Quanto maior a relação emocional com o produto, mais forte será a atração do público consumidor. Nosso intuito é que os alunos saiam da universidade, ao final do curso, preparados e conscientes em relação ao mercado de trabalho. Isso nos deixa imensamente felizes, pois diz respeito ao seu futuro profissional”, salientou a professora de fotografia Eliandra Sabino Soares.
Estiveram presentes, no dia, os professores Rodrigo Schlindwein, Silvia Regina Mayer Teske e Elisângela Bertolini Brasil.