Levados da Beca: Acadêmicos de Design de Moda da UNIASSELVI Brusque realizam atividade de extensão
Os acadêmicos do curso de Design de Moda da UNIASSELVI Brusque realizaram atividade de extensão intitulada "Levados da Beca". O projeto envolveu acadêmicos da primeira e segunda fase do Curso de Design de Moda, através do Projeto Integrador envolvendo as disciplinas Desenho de Observação (Karin Formonte), Laboratório de Criação (Sílvia Teske) e História da Indumentária e da Moda (Alisson Castro).
A proposta era a reflexão sobre a simbologia do traje e como ele se encaixa no evento de formatura. Para isso, como suporte, foram utilizados antigas becas amarelas utilizadas em outros anos para a colação de grau, e foram substituídas por outras de cor preta. O ato formal da colação de grau foi repensada movimentando outros valores. Desde o século XIII as becas começaram a ser utilizadas no universo acadêmico pelas universidades europeias. Conhecida como veste talar passaram a trazer sua simbologia original que designava o mérito, a competência, bem como a responsabilidade social.
O primeiro passo para os acadêmicos foi o de organizar uma caminhada como prática estética, tendo como referência WALKSCAPES de Francesco Careri (2013), com o propósito de focar no mundo que os cerca, e a estratégia foi uma viagem de estudos a Curitiba, com um roteiro que abordou a Feirinha do Largo da Ordem, o Museu Oscar Niemeyer e o Jardim Botânico.
Posteriormente criaram mapas e cartografias subjetivas escolhendo elementos e lugares significativos para, em seguida, tendo como referência o riquíssimo trabalho da artista francesa multidisciplinar Elisabeth Lecourt em sua proposta “Les Robes Geographiques”, desenhassem esses mapas nas becas. Assim, essa mostra tem como objetivo instigar o processo de formação acadêmica para além da sala de aula, investigando relações inusitadas e, por vezes etéreas, que fazem parte do processo do saber e propõem a ampliação do conceito de conhecimento.