Indaial: acadêmicos socializam trabalhos na IX Jornada de Integração Acadêmica
Na última quinta-feira (21), na UNIASSELVI Polo Indaial – Vitória Régia, aconteceu a socialização de trabalhos publicados na IX Jornada de Integração Acadêmica – JOIA, que teve como tema, neste ano, ‘Políticas Públicas: educação para cidadania e justiça social’. Dentre os objetivos da JOIA, destacam-se: sincronizar as ações científico-culturais das modalidades de educação presencial e de educação a distância da UNIASSELVI; socializar e divulgar os trabalhos do corpo discente, docente e técnico-administrativo junto à comunidade na qual a instituição está inserida.
A Jornada de Integração Acadêmica propicia aos discentes, docentes, colaboradores e comunidade em geral o contato com a pesquisa, fomentando o interesse pela iniciação científica. A turma do curso de Administração socializou dois trabalhos, na ocasião:
→ Orçamentos com alta sazonalidade, que buscou trazer a prática do planejamento orçamentário a partir de um estudo de caso em uma loja de açaí, um ramo com forte influência sazonal, onde o empreendedor deve articular um bom planejamento e estratégias inovadoras para superar as épocas de baixa venda do açaí. O trabalho foi socializado pelos acadêmicos Danilo Jorge, Guilherme Wetzel e Taíse Laemmel.
→ Inserção dos portadores de deficiência no mercado de trabalho, que trouxe uma análise das leis que propiciam a inserção deste grupo de trabalhadores no mercado laboral, bem como uma entrevista com gestor de RH e portadores de deficiência que se encontram atuando. As leis contribuem para alocação dos portadores de deficiência junto às empresas, mas, as dificuldades de adaptação, preconceito e discriminação ainda perduram no mercado. O trabalho foi socializado pelos acadêmicos Lara Daiane Mengarda, Luciana Pereira Narloch, Silvana Ribeiro Motta e Vanessa Loppnow.
A participação dos acadêmicos em um evento de iniciação científica como a JOIA contribui para o incentivo e fomento à pesquisa, instigando nos acadêmicos a vontade de pesquisar e estabelecer um posicionamento crítico e argumentativo. Os próprios acadêmicos classificaram a socialização como “estimulante e proveitosa”. Para a tutora orientadora dos trabalhos, Arlete Weber, “é um orgulho poder contar com trabalhos de alunos publicados e socializados na JOIA, faz valer a pena os esforços de orientação e incentivo realizados durante os semestres”.
A UNIASSELVI, através da JOIA e de sua metodologia, contribui ricamente com a iniciação científica, plantando a semente da pesquisa em seus acadêmicos.