-
A instituição municipal participou de três níveis do evento
A Escola Municipal Mauricio Germer, da cidade de Timbó (SC), conquistou 59 medalhas na 24ª Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O evento aconteceu em maio e a prova aplicada pôde ser realizada online ou presencialmente na instituição, conforme a escolha dos participantes.
Os alunos do ensino fundamental concorreram em três níveis, sendo o primeiro destinado aos matriculados do 1° ao 3° ano. O segundo nível abrange o 4º e 5° ano. Já o terceiro nível se estende os estudantes do 6º ao 9º ano. A escola participa da OBA desde 2008, e este foi o ano que teve mais premiados, alguns deles em ouro.
A conquista revela a valorização do conhecimento dos estudos e a dedicação da comunidade escolar na formação dos alunos que, desde cedo, têm a oportunidade de participar de grandes desafios do conhecimento.
A Procuradora Institucional da UNIASSELVI, Rosimar Bizello Muller, que também é professora na Escola Maurício Germer, recebeu o triunfo com muita alegria.
“O resultado é decorrente do trabalho de um time de professores comprometidos com o ensino de qualidade e difusão do conhecimento associado a uma gestão que prima em fazer a diferença e ser referência no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos. Parabéns a todos os alunos por este excelente resultado, em especial aos meus alunos, estou orgulhosa!", disse.
O diretor da unidade, professor Jonas Weege também celebrou:
“A escola está muito feliz pelo desempenho dos nossos alunos na prova da OBA, que é uma atividade que participa a muito tempo”.
Conforme o coordenador pedagógico, professor Marciano José Emilio da Silva "os alunos são instigados a participar, os professores sempre abraçaram a ideia e trabalham com conteúdo e práticas diferenciadas relacionadas a astronomia”.
De acordo com Silva, “o objetivo é despertar a curiosidade, o interesse em astronomia e a vontade dos jovens em participarem e aprenderem cada vez mais”.
Sobre a OBA
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo país e no exterior desde que por escolas de língua portuguesa.
Devido à pandemia de Covid-19, este ano o evento foi realizado de forma presencial nas instituições participantes e também virtualmente. O principal objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins.