Direito: Acadêmicos participam de palestra <br>sobre ‘Constelações Sistêmicas’ em Indaial
Na noite de ontem, 11 de setembro, os acadêmicos do 7º e 10º semestres do curso de Direito da UNIASSELVI Indaial participaram de uma palestra com o tema ‘Constelações Sistêmicas’, que aconteceu no auditório da própria unidade.
Após a exposição do tema pelos palestrantes Brian Zabala e Sandra Vicente, os acadêmicos participaram da Roda de Constelação Familiar, acompanhados pelos docentes Ana Luísa de Morais Vieira e Mauri Agostini. Atualmente, com a inclusão no CPC (Lei 13.105/15) da solução consensual de conflitos, a conciliação e a mediação se tornaram etapas processuais obrigatórias.
No intuito de proporcionar aos acadêmicos um aprofundamento sobre o tema e outras formas de resolução de conflitos judiciais, surge a possibilidade de se promover constelações sistêmicas prévias. Desse modo, diante de um terceiro facilitador (constelador), a constelação se apresenta como uma técnica terapêutica que possibilita às partes envolvidas o acesso e visualização de seus sistemas inconscientes de ação e automatismo, que acabam por manter o conflito.
O método foi desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, hodiernamente, muito presente no mundo jurídico.
Ao utilizar tal ferramenta é possível identificar o verdadeiro cerne da questão (problema) e, uma vez descoberto, as próprias partes chegam a um entendimento e possível acordo, encerrando a demanda judicial.