-
Foto | Divulgação
Estruturas musicais podem motivar e moldar experiência de consumidores
O poder da música vai além do entretenimento, desempenhando um papel significativo nas decisões de compra das pessoas. Lojas, restaurantes e supermercados utilizam o áudio estrategicamente para criar uma determinada atmosfera e influenciar o comportamento dos clientes. Mas como exatamente a música afeta nossas escolhas de compra? É exatamente isso que o livro Neurociência, Marketing & Música esclarece.
Com lançamento independente previsto para a segunda quinzena de agosto, a obra impressa e on-line foi baseada na teoria musical atual e antiga de como a música age no cérebro, e como as empresas podem usar esse fator para que os seus produtos sejam lembrados mais facilmente na mente do consumidor.
O autor, tutor do curso em Música na UNIASSELVI e membro da Academia Maranhense de Ciências (AMC-MA), Roberto de Pádua Carvalho Reis, explica que as 316 páginas mostram como as estruturas musicais agem no cérebro do consumidor:
“O livro é ciência pura, pois aborda administração, negócios, empreendedorismo, marketing, neurociência, conexões sinápticas e música. Tudo isso planejado e aplicado leva o indivíduo a tomar uma decisão de compra não comparada, ou seja, o impulso de compra é acionado sem que outras pesquisas sejam feitas”.
A publicação levou quatro anos de preparação e conta com levantamentos realizados em dois mestrados.
Os trabalhos levaram em consideração teorias sobre o ethos musical, proposto Pitágoras, Platão e Aristóteles, para examinar o desenvolvimento das estratégias de comunicação e marketing a partir de novas teorias, destacando a evolução dos meios de comunicação, como a TV e os comerciais até os dias de hoje.
Reis complementa:
“O livro é um estudo multidisciplinar que explora a interseção entre neurociência, marketing e música.
Em resumo, eu investiguei como a música usada em propagandas pode influenciar o comportamento de compra e o processo decisório dos consumidores”.
Por Redação UNIASSELVI
Leia mais notícias
Cursos técnicos aumentam a empregabilidade e renda
Reitora da UNIASSELVI visita polos da BA