Estudantes da UNIASSELVI integram projeto que leva saúde e lazer a comunidades ribeirinhas do Pará

23/06/2025 Comunidade
Estudantes supervisionados por uma equipe de professores e profissionais formados prestaram atendimentos básicos em duas embarcações
Divulgação/UNIASSELVI

Barcos-postos de saúde, sendo um deles da própria UNIASSELVI, subiram o rio Anapú por meio de um projeto de extensão da instituição

A UNIASSELVI, uma das maiores instituições de ensino superior do Brasil, marca da Vitru Educação, líder em educação digital no país, participou entre os dias 21 e 22 de junho do projeto Luz na Amazônia. Por meio do projeto, a comunidade ribeirinha na Vila Menino Deus, em Igarapé-Miri, no Pará, recebeu dois barcos-postos de saúde ofertando atendimentos básicos de saúde à população às margens do rio Anapú. A ação social, em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e com a Igreja Batista Lagoinha de Belém, tem como objetivo oferecer bem-estar, lazer e saúde básica.

Ao longo deste final de semana, estudantes do curso de Enfermagem, supervisionados por uma equipe de professores e profissionais formados na área da Saúde, como médicos, enfermeiros e odontólogos, prestaram atendimentos básicos de saúde em duas embarcações, sendo uma da própria UNIASSELVI, o barco Léo. Enquanto isso, alunos de Pedagogia e Serviço Social contribuiram com atividades educativas e de recreação infantil, além da distribuição de brinquedos e kits de saúde bucal. A ação tem o envolvimento do polo da UNIASSELVI de Ananindeua/PA - Centro.

“A iniciativa surge de uma estratégia para transformar o ensino em prática por meio de um Projeto de Extensão, partindo do nosso polo. Com suporte dos professores, os estudantes podem desenvolver competências essenciais à sua formação. É importante destacar ainda que a extensão universitária é uma poderosa ferramenta de transformação social, reforçando o papel das instituições de ensino também junto à comunidade”, explica a prof. Márcia Souza, pró-reitora EAD da UNIASSELVI.

Com mais de 8,1 milhões de habitantes segundo o IBGE, o Pará é o estado mais populoso da região norte do país, sendo que mais da metade da população vive em comunidades ribeirinhas. A falta de saneamento básico e a dificuldade de acesso à saúde e à educação são algumas das adversidades enfrentadas pelos moradores da região. “Mais do que uma ação pontual, esse projeto representa nosso compromisso contínuo, como comunidade acadêmica, junto à sociedade”, afirma o diretor da rede parceira UNIASSELVI EAD Pará, José Milton Costa de Morais.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa