UNIASSELVI lança projeto internacional de Direito voltado a crises globais do século XXI
.png)
Divulgação/UNIASSELVI
Alunos terão contato com temas como refugiados ambientais, proteção da Antártica e segurança de infraestruturas submarinas em parceria com universidade estrangeira
A UNIASSELVI lançou o projeto ‘Diálogos Jurídicos Internacionais: Impactos das mudanças climáticas e outros fenômenos internacionais’, que será desenvolvido em parceria com a UniCesumar e a Universidade Bernardo O’Higgins (Chile). A iniciativa faz parte do modelo COIL (Aprendizagem Colaborativa Internacional On-line) e busca aproximar estudantes de Direito de contextos globais complexos, promovendo interdisciplinaridade, multilinguismo e a construção coletiva do conhecimento.
O programa, que é gratuito, propõe debates sobre temas emergentes, como refugiados ambientais, a proteção da Antártica e a segurança de infraestruturas submarinas. A proposta é capacitar os futuros profissionais para analisar criticamente fenômenos contemporâneos, fortalecer competências interculturais e desenvolver práticas jurídicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Segundo Thuinie Daros, diretora de Qualidade e Inovação Acadêmica da Vitru (grupo mantenedor da UNIASSELVI e da UniCesumar), a internacionalização da educação jurídica é uma resposta necessária aos desafios do século XXI. “Vivemos em um contexto marcado por crises humanitárias, mudanças climáticas e conflitos armados, que exigem juristas preparados para dialogar com diferentes sistemas normativos, respeitar a diversidade cultural e propor soluções jurídicas inovadoras em cenários transnacionais”, destaca.
Para o professor Valdecir Simão, reitor da UNIASSELVI e Diretor de Operações do Presencial, o projeto representa um passo fundamental na formação de juristas preparados para atuar em cenários internacionais. “A internacionalização da educação jurídica é uma necessidade do nosso tempo. Queremos que os alunos desenvolvam uma visão global, capazes de compreender as múltiplas realidades culturais e jurídicas e, a partir disso, construir soluções inovadoras para os desafios que a humanidade enfrenta”, afirma.
O projeto gratuito é exclusivo para alunos do curso de Direito. O edital prevê 50 vagas, e as inscrições devem ser feitas até o dia 17 de setembro por meio do link https://forms.office.com/r/LcAh7ch4RT.
Com essa iniciativa, a instituição reforça sua atuação em formar profissionais comprometidos com a justiça, a sustentabilidade e os direitos humanos, aproximando a academia das demandas globais.