-
Arte | Divulgação
Consumo de determinados alimentos gera uma dieta mais completa e otimizada
A suplementação nutricional tem se tornado um tema cada vez mais relevante no universo da saúde e bem-estar, por proporcionar uma dieta mais completa e otimizada. A prática deve ser acompanhada por um profissional e direcionada para as necessidades de cada pessoa. Por isso, a UNIASSELVI realiza nesta segunda-feira (28), a MaterClass Bases da Suplementação.
Quem vai apresentar a live, por meio do canal da instituição no YouTube, a partir das 19, será Márcio Leandro Ribeiro de Souza. Ele é nutricionista esportivo e funcional, com mais de 11 anos de experiência em consultório, academias e clínicas, no atendimento de atletas de diferentes modalidades, equipes de esportes e praticantes de atividade física em geral.
Também professor de Graduação em Nutrição e em cursos de Pós-graduação em várias regiões do Brasil. Participa e ministra palestras em congressos nacionais e internacionais. É pesquisador na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui diversos artigos científicos publicados em revistas.
Alimentação equilibrada
A suplementação consiste em ingerir nutrientes concentrados, como vitaminas, minerais, aminoácidos e outros compostos, com o objetivo de preencher possíveis lacunas nutricionais diariamente. Muitas vezes, a alimentação moderna não é capaz de fornecer tudo o que cada organismo necessita para ser ou se manter saudável.
Em casos de situações de alta demanda física ou situações fisiológicas específicas, como a gravidez, por exemplo, a base da suplementação é fundamental para garantir a qualidade do que é ingerido, tanto para mãe como para o bebê.
A suplementação não deve ser vista como uma alternativa à alimentação saudável, mas sim como um complemento quando há carência de certos nutrientes. Uma dieta correta e variada é a sustentação para a saúde. Os suplementos podem ser úteis, mas não devem substituir alimentos reais.
Outro fator importante é a individualização, pois cada cidadão possui necessidades nutricionais únicas, baseadas em princípios como idade, gênero, nível de atividade física e metas pessoais. A suplementação deve ser orientada por profissionais como nutricionistas ou médicos, após uma avaliação minuciosa e histórico do paciente.
Suplementos comuns e seus benefícios
Alguns dos suplementos mais conhecidos são:
- Ômega-3: os ácidos graxos ômega-3, encontrados em peixes de água fria e em suplementos, são conhecidos por melhorar a função cerebral, reduzir a inflamação e promover a saúde cardiovascular.
- Vitaminas do complexo B: desempenham um papel vital no metabolismo energético e na saúde do sistema nervoso. Pode auxiliar na redução do estresse e na melhoria da cognição.
- Vitamina D: é importante para os ossos e do sistema imunológico, também tem sido associada ao bem-estar mental e à função cognitiva.
- Cafeína: pode aumentar o estado de alerta, a concentração e a disposição, tornando-a uma opção popular para estudantes durante períodos de estudos intensos.
Serviço
O que: MaterClass | Bases da Suplementação
Quando: 28/8, às 19h
Onde: UNIASSELVI no YouTube
Valor: gratuito
Por Redação UNIASSELVI
Leia mais notícias
UNIASSELVI realiza concurso de desenho de moda
UNIASSELVI: seis vezes o EAD mais lembrado em SC