Manaus: Acadêmicos de Pedagogia criam cordéis com temas atuais e polêmicos
A Turma de Pedagogia, tutoreada pela Thessyvanda Torres da Cunha, do polo UNIASSELVI – Manaus/Chapada, onde grande parte dos acadêmicos vivem na Zona rural / Ribeirinha do Careiro Castanho, em tempos comuns, sem pandemia, enfrentam uma longa jornada para chegar ao polo em dia de encontros presenciais.
Pegam a balsa às 5h da manhã, depois seguem de ônibus até a UNIASSELVI/Coroado, chegando por volta das 7h40min. Dentro desse percurso, existem desafios que só quem vive a rotina de deslocamento irá entender. “Tem gente que sai de casa até 3h da manhã. Tem dias que voltando pra casa, chegamos 4h da tarde”, diz Paula, acadêmica do polo.
Em tempos de pandemia, os desafios são outros: sinal de internet que não funciona direito na zona rural/ ribeirinha, a energia que oscila muito, e quando a energia não está oscilando, cai de uma vez, demorando de 2 a 3 dias para retornar. Além de outras demandas que a vida rural enfrenta e que muitas vezes, não estão de acordo com os encontros virtuais online.
Pensando nisso e aproveitando uma das atividades propostas pelo livro, a Tutora Thessyvanda lançou um desafio para a turma: Fazer um cordel sobre qualquer temática que os acadêmicos considerassem interessante escrever. Esse cordel seria declamado na próxima aula (09/05). Devido aos desafios já mencionados anteriormente, alguns acadêmicos não conseguiram participar da aula online, então a atividade ultrapassou as barreiras do tempo e espaço, sendo estendida para o grupo de WhatsApp. Os alunos enviaram seus vídeos declamando Cordel, e alguns desenvolveram essa arte popular por meio da xilogravura.
Os temas versaram sobre: educação brasileira, política, COVID-19, dia das mães, homenagem aos familiares. Todos os temas são correlatos, baseados na experiência corporificada que estamos vivenciando em tempos pandêmicos. Estamos aprendendo a ser e a fazer, sendo e fazendo! Esse é com certeza, um marco na Educação como um todo!
Portanto, fazer uma aula atrativa, dinâmica e participativa em tempos de pandemia é um desafio. Despertar engajamento nos alunos diante deste cenário, dificuldades e isolamento social, requer muito esforço e exige que repensemos nossa prática enquanto educadores.
As fotos e vídeos podem ser vistas nos perfis das redes sociais do Polo @uniasselvimanaus