Acadêmicos de Pedagogia praticam atividades na brinquedoteca, em São Francisco do Sul
Acadêmicos do curso de Pedagogia da UNIASSELVI Polo São Francisco do Sul participaram, pela primeira vez, de atividades na brinquedoteca do polo. Os próprios alunos, sob orientação da tutora Ana Jacques, que propôs a atividade, construíram a primeira brinquedoteca do polo de apoio presencial.
Buscando otimizar a disciplina de Psicologia da Educação e da Aprendizagem, a tutora propôs que cada aluno desenvolvesse seu próprio brinquedo, utilizando materiais recicláveis, além de contribuir com um livro infantil para compor a brinquedoteca. Na ocasião, alguns acadêmicos trouxeram seus filhos, o que os permitiu observar a interação das crianças na prática. Os alunos falaram aos colegas e à tutora sobre o brinquedo desenvolvido, sua justificativa e objetivo de escolha, visando o desenvolvimento da criança através do lúdico. Os acadêmicos realizaram atividades como jogos de tabuleiro e contação de histórias, além dos momentos com os brinquedos que estimulam e desenvolvem a coordenação motora dos pequenos.
Cunha (2001, p. 15 e 16) afirma que “[...] a brinquedoteca é um espaço criado para favorecer a brincadeira, [...] aonde a criança (e os adultos) vão para brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de potencialidades e necessidades lúdicas”. E ainda, “muitos brinquedos, jogos variados e diversos materiais que permitem expressão da criatividade”. Desta forma, a autora disserta que a brinquedoteca propicia a construção do saber, sendo uma “deliciosa aventura, na qual a busca pelo saber é espontânea e prazerosa.
Foi um momento de grande aprendizado para os alunos e de muita diversão para as crianças. Quer saber mais sobre o curso de Pedagogia da UNIASSELVI? Clique aqui.
Fonte: Brasil Escola – Brinquedoteca: A importância do cantinho lúdico | Reprodução