Acadêmicos de Administração finalizam semestre com socialização de trabalhos
Ainda em dezembro de 2019, alunos do curso de Administração da UNIASSELVI Polo Indaial – Vitória Régia, conduzidos pela tutora Arlete L. Weber, realizaram a socialização dos trabalhos referentes ao Seminário Interdisciplinar. No dia 2 de dezembro, a turma ADG1783 socializou com os colegas os papers desenvolvidos durante o semestre, que tiveram como tema a contabilidade nos negócios empresariais. A construção do paper propicia ao acadêmico o contato com a pesquisa, sendo uma importante ferramenta de iniciação científica. Os acadêmicos exploraram temas como ‘A história da contabilidade’; ‘Contabilidade na era digital: Utilização da Ferramenta SPED’; ‘A Contabilidade e sua função na tomada de decisão’; ‘Imposto de renda da pessoa jurídica: gestão e classificação’; e ‘Contabilidade na era digital’.
Já no dia 3 de dezembro, a turma ADG1000 teve a oportunidade de socializar seus trabalhos, estes com o tema ‘Planejamento Estratégico’. Os acadêmicos desenvolveram seus trabalhos através de subtemas relacionados às disciplinas de Gestão de Pessoas, Psicologia Organizacional, Gestão Financeira e Gestão da Qualidade.
Os temas apresentados propostos tiveram como objeto de análise entrevistas realizadas com gestores e/ou colaboradores de empresas, aproximando ainda mais a teoria e prática. Assim, as temáticas abordadas pelos acadêmicos foram:
- Recrutamentos interno e externo na gestão de RH (entrevista com uma psicóloga que atua nos processos de recrutamento e é Headhunter);
- A importância da Gestão de RH no alcance dos índices de qualidade de produtos e serviços (entrevista com gestor da área de RH);
- Mercado de Trabalho e Portadores de Necessidades: desafios e dificuldades de contratação (entrevista com dois colaboradores e um gestor de RH);
- A importância da Gestão de RH no alcance dos índices de qualidade de produtos e serviços (entrevista com gestor de RH de uma indústria e com gestor de RH de uma prestadora de serviços);
- Qualificando Pessoas: práticas comuns (entrevista com Gestor de RH);
- Desafios dos recrutamentos interno e externo na gestão de RH (entrevista com uma gestora de RH).
Por fim, nos dias 5 e 12 de dezembro, ainda sobre o Seminário Interdisciplinar, a turma ADG0890 socializou os Planos de Negócio desenvolvidos no semestre, projeto que consistia na elaboração de um plano para formalização e expansão do empreendimento da Sra. Regina, confeiteira da região.
O plano de negócio é um documento de descrição sobre um negócio que se pretende iniciar ou já existente e que será ampliado. Esse documento envolve, basicamente, a descrição do negócio, a análise do mercado e do ambiente onde se pretende empreender, o plano de marketing (produto, preço, praça, promoção) e o plano financeiro (investimentos, gastos, viabilidade). É também uma ferramenta para comunicar o conteúdo do empreendimento aos investidores e captação de recursos com bancos ou instituições financeiras.
Oportunizar, na graduação, a elaboração de um plano de negócio possibilita aos acadêmicos um contato prático com o planejamento de um empreendimento, oportunizando uma análise das oportunidades, desafios e viabilidade das ideias apresentadas.
Quer saber mais sobre o curso de Administração EAD da UNIASSELVI? Clique aqui.