Acadêmica e tutora do curso de Pedagogia desenvolvem artigo com tema sobre Educação Inclusiva
Este ano o II CONPROFT (Congresso Nacional do Professor Transformador - on-line) abriu espaço para que os professores em formação, ou seja, estudantes de Licenciaturas apresentassem seus trabalhos, e suas questões sobre o processo de formação do professor brasileiro.
A acadêmica Carla Kiane da Silva Martins, do Curso de Pedagogia da UNIASSELVI, tutoriada pela profa. pedagoga Christiane Silva, desenvolveram o artigo com o tema "Educação inclusiva e os entraves enfrentados pelo professor na sala de aula."
No vídeo ela apresenta o estudo levantado em seu artigo, que pode ser conferido na íntegra no canal do YouTube do Instituto Enlear. Clique aqui para visualizar no Youtube.
O artigo tem como objetivo analisar e compreender as dificuldades encontradas pelo professor nas salas de aula onde há educação inclusiva de alunos com qualquer tipo de deficiência. Visa-se também explorar os acontecimentos históricos que constituem a Educação Especial e a Educação Inclusiva no Brasil. Atualmente inúmeras instituições de ensino que ofertam a educação regular, aderiram a inclusão de alunos especiais nas salas de aula com os demais alunos; entretanto durante o processo de inclusão surgem empecilhos que dificultam a evolução e o desenvolvimento pleno do aluno especial. Para a elaboração desta pesquisa foi utilizada a pesquisa bibliográfica para o levantamento de conteúdo a respeito da análise da historicidade da Educação Especial e Inclusiva no Brasil. Foi empregado a pesquisa de campo para a observação da prática e da realidade existente dentre da sala de aula onde o aluno com deficiência está inserido e de como a professora lida com tais dificuldades deparadas no processo de ensino e aprendizagem do aluno.